6 de nov. de 2012

Festival de Ideias 2012

Um Plataforma para unir ideias. Um Festival para torná-las reais.

Após o sucesso da edição de 2011, o Centro Ruth Cardoso lança o Festival de Ideias 2012. Em nova versão, o #festideias propõe uma nova maneira de organização, aprendizagem e inovação: em rede. 
Se desejar assista ao vídeo chamando para a participação no Festival de Ideias 2012, clicando aqui.
Formulado para fomentar soluções criativas frente aos problemas atuais da sociedade e para promover a inovação e o empreendedorismo, o FdI é uma rede de colaboração e troca de informações entre empreendedores, investidores e o público em geral.
Em 2012, o Festival aparece renovado: propõe novos temas, aposta na cocriação como modelo de aprendizagem, e estreia em uma nova plataforma - mais potente, social e integrada.

O foco agora é nas cocriações! A experiência do FdI 2011 nos mostrou que, seja online ou presencial, o mais importante é a troca e interação entre os diversos participantes. Dessa forma, com base nos comentários e feedbacks dos participantes e parceiros, esta nova edição se propõe como um processo, no qual as ideias serão continuamente melhoradas, remixadas e maturadas.
Para isso, o Centro Ruth Cardoso preparou uma agenda de cocriações presenciais em seu auditório, além de dois eventos nacionais de encontro, troca, interação e premiação das ideias selecionadas.

Outra novidade são os novos temas escolhidos para compor os desafios do FdI. Em sua primeira edição, o Festival destacou três grandes temas de interesse da sociedade: Violência, Mobilidade urbana e Catástrofes naturais. Em 2012, o FdI incorporou novos temas: Redes de Aprendizagem, Crowdbusiness, Voluntariado e APPs.

Totalmente reprogramada, a plataforma surge agora com muito mais funcionalidades e possibilidades. Com design arrojado e fácil navegação, você pode inscrever e editar uma ideia, formar grupos em torno dela, consultar e criar eventos, compartilhar, curtir, interagir!
Por meio da plataforma web, diversas reuniões de co-criação e de dois eventos presenciais, o FdI se torna, assim, um hub para compartilhamento e discussão de ideias.
As ideias inscritas na plataforma do Festival de Ideias circularão pela rede durante todo o ano, período no qual passarão por cocriações, colaborações em rede e aprimoramento. Qualquer usuário poderá editar a ideia, fazer comentários, sugerir melhorias e, se for o caso, se apropriar, modificar e republicar a ideia. Lembre-se: é bom ser copiado e uma ideia é sempre mais criativa quando partilhada e desenvolvida em rede. O que vale é a cocriação e o trabalho em rede!


Após esse momento de troca coletiva presencial e na web, algumas ideias serão selecionadas por um time de curadores e participarão das etapas presenciais em agosto e/ou novembro. Lá essas ideias receberão um investimento-semente para tirá-las do papel! Saiba mais em Premiação.

É importante ressaltar, que, além de um evento, o FdI2012 é um processo de cocriação e aprimoramento das ideias. Os projetos que participarem do Festival desde sua primeira etapa (abril a junho de 2012) terão mais chances de ser bem sucedidos e participar das etapas presenciais. Veja os critérios de exigibilidade em Regulamento.

Agora, programa-se!
Acompanhe nossa programação e atualizações pelo Blog e fique por dentro de toda a programação do FdI 2012. Ou interaja em nosso grupo no facebook.
O Festival de Ideias está abrindo um campo de criação, compareça nos dias 9 e 10 de novembro no Museu da Casa Brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário