19 de nov. de 2012

Construção de Redes - XXIV


Eixos estratégicos de ação
As estratégias são os caminhos que tomamos para chegar aos objetivos. A seguir abordaremos alguns eixos estratégicos que devem fazer parte do plano de metas da redes de serviços.

Informação para navegar
  • Compartilhando – Muitas das instituições, organizações e grupos que fazem parte da rede possuem informações fundamentais quanto à Política Pública em foco. A identificação, a disponibilização, o compartilhamento e o tratamento dessas informações possibilitam que se conheça melhor a problemática no local ou na região.
  • Diagnóstico – Fazer um diagnóstico conjunto da questão, inclusive envolvendo outras instituições de pesquisa, é um passo fundamental para a construção de uma estratégia mais efetiva que dê conta dos problemas em questão. O diagnóstico pode levantar também as possibilidades, os recursos existentes na comunidade e os desafios institucionais que existem no município. Há vários tipos de diagnóstico. Informação é fundamental para que se avance na qualidade.
  • Universidade – Além das instituições governamentais e de organizações não-governamentais que participam da rede, muitas universidades pelo país possuem estudos importantes sobre as mais diversas Politicas Públicas que vale a pena conhecer e utilizar nas discussões do grupo. Se não existe nenhum estudo na região sobre uma determinada Política Pública, por que não propor a uma universidade de sua cidade que desenvolva um pesquisa importante para o trabalho da rede?
  • Antenado com o Mundo – Conhecer experiências desenvolvidas em outros lugares do Brasil, participar de redes regionais e nacionais de troca de aprendizagens e acúmulos sobre o tema, conhecer publicações e sites alimentam a criatividade, a capacidade e a força da equipe. Compartilhar a própria experiência com outros também possibilita enxergar com outros olhos nossa atuação cotidiana.


Fonte: adaptação e transcrição da publicação Vem pra roda! Vem pra rede: Guia de apoio à construção de redes de serviços para o enfrentamento da violência contra a mulher / Denise Carreira, Valéria Pandjiarjian - São Paulo; Rede Mulher de Educação, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário