5 de nov. de 2012

Construção de Redes - XVI


Quem pode fazer parte?
Para a construção de uma rede, o primeiro passo é identificar quais serviços, instituições, grupos e movimentos existentes na área de abrangência da Rede que atuam ou podem atuar no enfrentamento da Política Pública. ideia é, na medida do possível, sempre partir do que já existe, e não inventar a roda.
A atuação desses serviços, dessas instituições e desses grupos do Estado e da sociedade civil pode se dar: no atendimento de casos, no apoio complementar, identificação e encaminhamento de casos e na prevenção.
Essa visão abrangente das diferentes naturezas de atuação das organizações é fundamental para traçarmos estratégias mais efetivas de enfrentamento do problema. Mas é importante ter claro que a construção de uma rede de serviços deve ter como prioridade a articulação das instituições e dos serviços responsáveis pelo atendimento da Política Pública.

Atendimento: resgatando e fortalecendo vínculos
Deve fazer parte da concepção de atendimento da rede de serviços, o resgate e o fortalecimento das redes de relações primárias.

Fonte: adaptação e transcrição da publicação Vem pra roda! Vem pra rede: Guia de apoio à construção de redes de serviços para o enfrentamento da violência contra a mulher / Denise Carreira, Valéria Pandjiarjian - São Paulo; Rede Mulher de Educação, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário