20 de nov. de 2012

Consciência Negra


Hoje, 20 de novembro, foi declarado como o Dia Nacional da Consciência Negra por meio da Lei Federal nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. A data é um convite à reflexão sobre a cultura e a história do negro no Brasil. Conforme Benedito José Paulino, coordenador da Coordenadoria Especial da Igualdade Racial (Cepir), vinculada à Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social de Campinas (SMCAIS), para a comunidade afrodescendente essa data é mais emblemática do que o dia 13 de maio de 1888 - em que foi sancionada a Lei Áurea, que extinguiu
a escravidão no País.

A comunidade afrodescendente está em festa hoje, quando celebra o Dia da Consciência Negra.Uma série de atividades culturais organizadas por instituições civis marca a data ao longo de todo este mês. Para representantes do movimento, este feriado é um convite à reflexão sobre a cultura e a história do negro no Brasil. Campinas e seis cidades da região instituíram oficialmente a celebração.
  • A programação da Cepir segue até o dia 2 de dezembro, mais informações no site da Prefeitura
  • A agenda das atividades da Casa de Cultura Afro Fazenda Roseira segue até o dia 2 de dezembro e pode ser consultada no blog.
  • Até o dia 29 de novembro, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) sedia o
  • evento “O mês da consciência negra: quem tem cor age” promovido pelo Espaço Cultural Casa do Lago (PREAC) e com sessões diárias de cinema referente à temática. Mais informações no site.

Fonte: reportagem publicada no Correio Popular de 20/11/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário