9 de nov. de 2012

Construção de Redes - XIX


Levantamento prévio de informações
O organismo ou grupo impulsionador da rede deve avaliar o melhor momento para isso, mas sugerimos a aplicação de um questionário, por meio de uma entrevista, junto às equipes das instituições, organizações, serviços e grupos participantes ou a solicitação do preenchimento desse questionário por representantes institucionais.
Além de propiciar informações à coordenação do processo sobre as atribuições, as ações desenvolvidas por essas instituições com relação Política Pública, as dificuldades, os desafios e as propostas referentes ao atendimento, o questionário também funciona como um exercício preparatório da instituição e do representante para entrar no clima dessa construção.
É interessante que as informações dos questionários sejam sistematizadas e apresentadas em momento adequado de reuniões, encontros ou oficinas para todos(as) os(as) participantes da rede.

Apresentação, expectativas e idéias sobre redes
Um primeiro encontro ou primeira parte de uma oficina com os representantes das instituições, dos serviços e dos movimentos pode conter uma dinâmica de apresentação e um momento que permita que as pessoas manifestem suas expectativas com relação ao processo.
Em seguida, é interessante que os participantes tragam “pra roda” suas idéias, seus sonhos e suas imagens sobre redes: o que surge na cabeça, quando se pensa na palavra “rede”? As respostas podem ser expressadas por meio de tarjetas, cartazes, desenhos individuais ou feitos em dupla para serem pregados em uma parede ou um quadro e discutidos coletivamente.

Fonte: adaptação e transcrição da publicação Vem pra roda! Vem pra rede: Guia de apoio à construção de redes de serviços para o enfrentamento da violência contra a mulher / Denise Carreira, Valéria Pandjiarjian - São Paulo; Rede Mulher de Educação, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário