Ampliando competências e mudando
mentalidades
Aprender a aprender
Muita gente
pensa que, se estudou uma época, se formou, não precisa mais estudar.
Mas, hoje em dia, com os desafios que se colocam em uma realidade cada
vez mais complexa e multifacetada, a vida deve ser um aprender
constante. E para isso é fundamental ter humildade e curiosidade.
Os
processos de formação continuada de profissionais em serviço
procuram responder às necessidades cotidianas.
A rede pode ter como uma das
metas investir em um programa de formação conjunta de seus
integrantes e/ou apoiar programas que respondam a demandas
específicas.
Sensibilização de todos os níveis:
dirigentes, técnicos(as) de planejamento ao pessoal de atendimento
Não adianta somente investir no pessoal da
ponta, que realiza o atendimento. O desenvolvimento de uma rede
depende da compreensão e do compromisso efetivo que os dirigentes e
os níveis intermediários das instituições tenham com a proposta.
Desenvolver encontros, seminários, reuniões e conversas, apresentar
resultados de pesquisas podem ser formas de construir compromissos
efetivos com a questão.
Capacitação
Do pessoal da ponta aos dirigentes, os processos de formação
podem abordar diferentes questões envolvidas no atendimento e no
desenvolvimento do trabalho em rede. Uma delas é a própria problemática tratata pela Política Pública específica.
As questões práticas vinculadas ao
aprimoramento do atendimento colocam diversos desafios para o profissional
das diferentes áreas e instituições e pode ser objeto de
cursos, oficinas específicas, seminários, grupos de estudo e muito mais.
O
trabalho em rede também deve figurar como uma das questões que exigem
formação. É importante ter claro que os intercâmbios com
outros lugares também constituem uma oportunidade de formação.
Fonte:
adaptação e transcrição da publicação Vem pra roda! Vem pra rede: Guia de apoio à construção de redes de serviços para o enfrentamento da violência contra a mulher / Denise Carreira, Valéria Pandjiarjian - São Paulo;
Rede Mulher de Educação, 2003.
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