21 de nov. de 2012

Construção de Redes - XXV

Ampliando competências e mudando mentalidades

Aprender a aprender
Muita gente pensa que, se estudou uma época, se formou, não precisa mais estudar. Mas, hoje em dia, com os desafios que se colocam em uma realidade cada vez mais complexa e multifacetada, a vida deve ser um aprender constante. E para isso é fundamental ter humildade e curiosidade.
Os processos de formação continuada de profissionais em serviço procuram responder às necessidades cotidianas.
A rede pode ter como uma das metas investir em um programa de formação conjunta de seus integrantes e/ou apoiar programas que respondam a demandas específicas.

Sensibilização de todos os níveis: dirigentes, técnicos(as) de planejamento ao pessoal de atendimento
Não adianta somente investir no pessoal da ponta, que realiza o atendimento. O desenvolvimento de uma rede depende da compreensão e do compromisso efetivo que os dirigentes e os níveis intermediários das instituições tenham com a proposta. Desenvolver encontros, seminários, reuniões e conversas, apresentar resultados de pesquisas podem ser formas de construir compromissos efetivos com a questão.

Capacitação
Do pessoal da ponta aos dirigentes, os processos de formação podem abordar diferentes questões envolvidas no atendimento e no desenvolvimento do trabalho em rede. Uma delas é a própria problemática tratata pela Política Pública específica. 
As questões práticas vinculadas ao aprimoramento do atendimento colocam diversos desafios para o profissional das diferentes áreas e instituições e pode ser objeto de cursos, oficinas específicas, seminários, grupos de estudo e muito mais.
O trabalho em rede também deve figurar como uma das questões que exigem formação. É importante ter claro que os intercâmbios com outros lugares também constituem uma oportunidade de formação.

Fonte: adaptação e transcrição da publicação Vem pra roda! Vem pra rede: Guia de apoio à construção de redes de serviços para o enfrentamento da violência contra a mulher / Denise Carreira, Valéria Pandjiarjian - São Paulo; Rede Mulher de Educação, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário