31 de mar. de 2013

Memória e Direitos Humanos


CAMPINAS NA LUTA POR VERDADE, MEMÓRIA E JUSTIÇA
Semana Municipal: MEMÓRIA E DIREITOS HUMANOS
01 a 05 de Abril de 2013 - Campinas/SP

Programação:

Segunda-feira (01/04) - 19h, no MIS
Exibição do filme "1964: golpe contra o Brasil", com a presença do diretor Alípio Freire. O filme foi feito a partir de depoimentos de personagens que viveram aquele período. Discute as razões que levaram ao golpe civil e militar que derrubou o governo do presidente João Goulart em 1964. Trazrevelações sobre o papel dos EUA no golpe.

Terça-feira (02/04) - 14h, na Câmara Municipal (Comissões de Educação, Cultura e Esporte; e de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania)
Conferência com Pau lo Abrão, Secretário Nacional de Justiça e Presidente da Comissão da Anistia, do Ministério da Justiça.

Terça-feira (02/04) - 19h, no MIS
Lançamento do filme Padre Milton Santana: religioso, político, social, seguido de debate com a diretora Juliana Siqueira, o ex-vereador Carlos Signorelli, o Prof. Alfredo Gomes e o historiador Orestes Toledo.

Quarta-feira (03/04) - 15h, no MIS
Mesa Redonda Centros de Documentação locais e a memória da ditadura acervos e ações de com equipes do MIS, Arquivo Edgard Leuenröth, Arquivo Municipal, Centro de Memória da Unicamp, Museu Carlos Gomes, além das coordenações de cursos das universidades locais.

Quarta-feira (03/04) - 19h30, no salão Nobre da PUCC
Exibição do filme Em Nome da Segurança Nacional, direção de Renato Tapajós. Trata d o Tribunal Tiradentes, atividade desenvolvida pelos grupos de direitos humanos do Brasil, que julgou os crimes da ditadura em 1983 .

Sexta-feira (05/04) - 19h, na Câmara Municipal
Primeira Sessão Pública da Comissão Municipal da Verdade e da Justiça - Painel Memória e Resistência Políticasobre a ação da ditadura em Campinas, com militantes de esquerda como Irineu Simionato, sindicalista cassado, e Roseli Bianco; Tarcísio Sigrist e Manoel Lino de Faria, presos e torturados em Campinas.

Realização:
Comissão da Verdade e da Justiça de Campinas
Conselho Municipal de Direitos Humanos
Câmara Municipal de Campinas - Comissões de Educação, Cultura e Esporte; e de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania
Museu da Imagem e do Som de Campinas Secretaria Municipal de Cultura

Apoio:
Ordem dos Advogados do Brasil Seção Campinas, Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, Sindicato dos Professores de Campinas e Região, Sindicato dos Químicos Unificado, STU, CTB, CUT, União da Juventude Socialista (UJS), Centro Acadêmico de Direito da PUCC, UBM, UNEGRO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário