3 de dez. de 2012

Construção de Redes - XXVII


Fortalecimento institucional
As redes de serviço podem se constituir em um poderoso instrumento de fortalecimento institucional das organizações e dos serviços que a integram.
Por exemplo, conforme a natureza, a necessidade e a legitimidade para a rede, determinadas reivindicações que antes eram apresentadas de forma isolada junto às autoridades responsáveis poderão ganhar mais força em um contexto de atuação articulada e de reivindicação coletiva.
Além disso, levando-se em conta as especificidades de cada contexto, as instituições integrantes poderão pleitear coletivamente recursos e condições para projetos e ações definidos no planejamento da rede. Quem sabe conquistar até um rubrica orçamentária... Tal conquista pode não acontecer no primeiro momento de trabalho conjunto, mas como consequência da solidez e da maior legitimidade pública conquistadas.
Outro caminho é a somatória de recursos de cada instituição para garantir a viabilidade de várias das ações. Mas é importante ter claro que grande parte das ações, projetos e programas que serão definidos em um planejamento estratégico da rede não depende,
necessariamente, de novos recursos financeiros, mas de um jeito diferente de tratar e reorganizar as condições, os recursos e os trabalhos em desenvolvimento.
Essa clareza é fundamental para que o grupo não sucumba a um clima de impotência e de “braços cruzados”: se não há mais e novos recursos financeiros, não dá para fazer nada!

Fonte: adaptação e transcrição da publicação Vem pra roda! Vem pra rede: Guia de apoio à construção de redes de serviços para o enfrentamento da violência contra a mulher / Denise Carreira, Valéria Pandjiarjian - São Paulo; Rede Mulher de Educação, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário