14 de dez. de 2012

Construção de Redes - XXXII


Mobilizando corações e mentes
Como toda a atuação que busca transformar o jeito, os modos de compreender, agir e sentir de pessoas, grupos e instituições em busca de uma sociedade mais digna, justa e cidadã, a construção de uma rede de serviços deve ser pensada como um processo de mobilização social.
O pesquisador colombiano Bernardo Toro nos alerta de que mobilização social não deve ser confundida com um evento, uma passeata, um abaixo-assinado, mas entendida como um processo que ocorre “quando um grupo de pessoas de uma comunidade ou toda a sociedade decide agir com um objetivo comum, buscando um resultado desejado por todos. Mobilizar é convocar vontades (discursos, ações e decisões) para um propósito comum, com um sentido compartilhado”.
Sabemos que em cada lugar do nosso Brasil, o caminho a ser trilhado pelas instituições, movimentos e grupos na construção das redes de serviço será único, marcado por dificuldades, conquistas e desafios diversos.
Convidamos aqueles e aquelas que trilhem esse caminho a compartilharem suas experiências com outros e outras a fim de que gerar um acúmulo coletivo de aprendizagens no país quanto à construção e à consolidação dessas redes como uma das iniciativas que visam fazer toda a diferença na vida do outro.

Fonte: adaptação e transcrição da publicação Vem pra roda! Vem pra rede: Guia de apoio à construção de redes de serviços para o enfrentamento da violência contra a mulher / Denise Carreira, Valéria Pandjiarjian - São Paulo; Rede Mulher de Educação, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário