6 de dez. de 2012

Dados da RMC



Quase metade das novas ONGs é ligada a religião
Dado foi divulgado pelo IBGE e retrata situação regional em 2010

Quase metade das instituições sem fins lucrativos criadas na RMC (Região Metropolitana de Campinas) entre 2006 e 2010 são de caráter religioso. Um levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostra que 45,5% das 472 novas fundações privadas e associações sem fins lucrativos do período são classificados no setor de religião.
O número segue tendência do Estado e do País. Segundo a pesquisa feita pelo instituto, 50,4% das 4.994 novas instituições em São Paulo eram religiosas, enquanto 47,8% das 23.404 associações criadas no Brasil eram voltadas para o setor religioso.
Se consideradas a quantidade de entidades religiosas em relação ao total, o número também é alto. Em 2006, a RMC possuía um total de 2.873 associações sem fins lucrativos, das quais 986 (33,7%) eram do setor de religião. Em 2010, o número se manteve praticamente o mesmo - do total de 3.345 fundações, 1.183 (35,4%) eram religiosas.

ANÁLISE
Para a cientista social Raquel de Moura Barbosa, a prestação de serviços sociais está historicamente ligada às instituições religiosas. Ela apontou que a criação das ONGs (Organizações Não-Governamentais), inclusive, é originada na expansão de ações propostas por grupos religiosos.
Raquel salientou que, embora tenham caráter religioso, essas entidades atuam em outras áreas.
“As instituições religiosas continuam participando significativamente das ações sociais voltadas à criança e ao adolescente”, exemplificou.

DADOS
Os outros setores considerados pelo IBGE foram as organizações sem fins lucrativos das áreas de saúde, habitação, cultura e recreação, educação e pesquisa, assistência social, associações patronais, profissionais e de produtores rurais, meio ambiente e proteção animal e desenvolvimento e defesa dos direitos do cidadão, segundo o IBGE.

ONG de Campinas é destaque mundial em assistência
Embora as entidades do setor religioso estejam em alta na RMC (Região Metropo-litana de Campinas), a ONG (Organização Não-Governamental) que mais se destacou na região em 2012 fica no setor de assistência social.
Trata-se da rede CDI (Comitê para Democratização da Internet), com filial em Campinas, que conquistou a 55ª colocação no ranking de melhores entidades sem fins lucrativos do mundo, em eleição feita pela revista suíça The Global Journal, uma dos rankings mais conceituados mundialmente quando o assunto é a avaliação do trabalho das ONGs.
O CDI Campinas foi criado em 2000 e trabalha com uma rede de 28 EICs (Escolas de Informática para Cidadania), presentes na cidade e na região, tendo mais de 36 mil alunos formados pela entidade.
“O que a gente faz é ensinar o jovem a usar o computador para melhorar a comunidade onde ele mora”, explicou a coordenadora-geral da ONG, Helena White.

Fonte: reportagem de Pedro Garcia, publicada no Jornal Todo Dia, de 06/12/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário