13 de dez. de 2012

Construção de Redes - XXXI

Fontes de conflitos
O conflito é constante na vida das pessoas, das instituições, dos grupos e dos movimentos. Ter clareza de suas fontes pode ajudar a encontrar o melhor jeito de lidar com eles. O conflito surge por variados motivos que, muitas vezes, se combinam:
  • desencontros e imprevistos cotidianos;
  • transferências e antipatias pessoais;
  • diferenças de crenças e valores;
  • diferentes maneiras de compreender a vida;
  • imposições e violências;
  • disputa por recursos escassos;
  • falta de regras e pactos claros, assim como a quebra dos existentes;
  • diferentes visões sobre os objetivos de uma ação conjunta;
  • diferentes visões do processo de transformação da sociedade.
Fortalecer os vínculos de confiança e cooperação entre as pessoas que fazem parte da construção da rede de serviços pode fazer toda a diferença para enfrentar as dificuldades inerentes ao caminho e potencializar a criatividade e a sinergia do grupo. Além de diversas dinâmicas que podem criar oportunidades para uma troca mais holística em reuniões, oficinas, seminários, conforme o interesse do grupo, pode-se também realizar encontros para descontração, relaxamento e trocas culturais, entre outros. Ninguém está dizendo aqui que os integrantes da rede devem virar grandes amigos, mas que podem desenvolver relações de companheirismo e solidariedade mais intensas.
Além de enxergar as mulheres e os homens em situação de violência como pessoas integrais, é necessário também que se assumam os/as participantes da rede de serviços como seres humanos com múltiplas e diversas dimensões e necessidades (afetiva, intelectual, física, social, econômica, espiritual – para quem acreditar, etc.). Podem-se realizar atividades que abordem questões ligadas ao autocuidado e à valorização de uma perspectiva mais integral da vida. Todas essas questões têm impactos na auto-estima do(a) profissional e na forma como este(esta) entende e exerce o seu papel na rede de serviços.

Fonte: adaptação e transcrição da publicação Vem pra roda! Vem pra rede: Guia de apoio à construção de redes de serviços para o enfrentamento da violência contra a mulher / Denise Carreira, Valéria Pandjiarjian - São Paulo; Rede Mulher de Educação, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário