5 de dez. de 2012

Construção de Redes - XXIX


Comunicação entre a Rede
Para que o trabalho em rede aconteça, a comunicação entre os grupos e as instituições que a constituem é mais do que fundamental, é imprescindível. Não se faz trabalho em
rede sem comunicação. Primeiro, deve-se definir um fluxo de comunicação entre os integrantes. Além dos informes nas reuniões conjuntas, é necessário definir alguns instrumentos como memorando, boletins impressos ou eletrônicos, entre outros. Tudo depende das condições e necessidades locais. Sem dúvida, a internet traz facilidades incríveis: o uso do e-mail pode agilizar a comunicação entre a rede, mas sabemos ainda que grande parte das instituições, organizações e grupos no país ainda não possui acesso à internet (que pode ser uma meta do trabalho em rede!). É importante ter claro que a questão não é “encher” as pessoas com uma avalanche de informações, mas circular informações relevantes para o funcionamento do trabalho em rede, entre elas, as decisões pactuadas, as agendas de eventos, os relatos de experiências inovadoras, etc. No Mato Grosso do Sul e no Acre, os integrantes da rede definiram pela criação de um informe-fax, que facilite a conexão entre as pessoas e instituições.

Comunicação com o público do atendimento
É importante que a rede, como tal, tenha formas de comunicação com o seu público. Cartilhas e folhetos com orientações sobre os serviços em rede, contribuem para que as pessoas envolvidas compreendam os caminhos para denunciar situações e buscar apoio.

Trabalhando com a mídia
O desenvolvimento da relação com a mídia possibilita a divulgação do trabalho em rede para a população e sensibiliza autoridades e dirigentes de instituições e movimentos, contribuindo para a legitimação pública da proposta. Além disso, a mídia tem um importante papel educativo, podendo desenvolver matérias e campanhas e abrindo espaços para o debate público sobre a problemática e suas soluções.

Fonte: adaptação e transcrição da publicação Vem pra roda! Vem pra rede: Guia de apoio à construção de redes de serviços para o enfrentamento da violência contra a mulher / Denise Carreira, Valéria Pandjiarjian - São Paulo; Rede Mulher de Educação, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário