24 de set. de 2012

Construção de Redes – III



Redes Primárias
Em nossa vida cotidiana, fazemos parte de diversas redes de relações: de amizades, de parentesco, profissionais, religiosas, esportivas, entre outras.
Cada pessoa é o centro de uma rede. Nessas redes, trocamos informações, compartilhamos sentimentos, recebemos e prestamos apoio e solidariedade, criamos e fortalecemos laços, construímos coisas e conhecimentos juntos, aprendemos e ensinamos, brigamos, ficamos de mal e de bem, crescemos e tantas outras coisas.
Essa rede de relacionamentos de cada indivíduo é chamada de rede primária. Ela pode ser formada por aqueles(as) parentes, amigos(as), conhecidos(as) e vizinhos(as) que fazem a diferença na vida de cada um.
Você no centro da rede: desenhe a sua rede primária. Aponte treze pessoas fundamentais na sua rede primária. Elas podem ser de sua família, do círculo de amizades, colegas de trabalho, igreja, grupo de lazer, entre outros. Qual a importância dessas pessoas na sua vida?

Redes Secundárias
As chamadas redes secundárias acontecem entre indivíduos e instituições governamentais e não-governamentais, grupos e associações comunitárias, organizações, entre outros, que atuam em um determinado local, município ou estado.
As redes secundárias são constituídas por organizações que prestam atendimento especializado, fornecendo informações e orientações a uma determinada população.
Entre essas organizações, grupos e instituições das redes secundárias pode ou não existir algum tipo de relação. Há aquelas que:
  • mal se conhecem;
  • possuem um vínculo informal por meio da amizade de alguns dos seus integrantes e/ou da troca de informações, do apoio material ou de algum tipo de ação conjunta decorrentes da iniciativa pessoal dos profissionais da equipe;
  • já possuem algum nível de relação mais formalizada entre instituições/grupos, que pode se dar através da troca de informações, do apoio material, da realização de processos conjuntos de formação, da luta por reivindicações conjuntas, da articulação dos serviços de atendimento e de processos de gestão.

Redes Intermediárias
Entre as redes primárias e secundárias existem pessoas e grupos que contribuem para a ponte entre uma e outra. Eles fazem parte das chamadas redes intermediárias e divulgam as informações e o caminho das pedras, prestam orientação, contribuem na prevenção de problemas e para que a população exerça os seus direitos.
É importante aproveitar o potencial das redes de relações secundária e intermediária na criação de uma rede de serviços em seu município ou estado.
Assim como, é fundamental que a rede de serviços reconheça e alimente os vínculos das redes de relações primária, secundária e intermediária.

Fonte: adaptação e transcrição da publicação Vem pra roda! Vem pra rede: Guia de apoio à construção de redes de serviços para o enfrentamento daviolência contra a mulher / Denise Carreira, Valéria Pandjiarjian - São Paulo; Rede Mulher de Educação, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário