7 de mai. de 2013

Tecer a Rede - III


Rede em construção
O estreitamento das relações entre sociedade civil e poder público é mais uma conquista. O Estado ouvindo a sociedade civil, não para terceirizar o serviço, mas para conhecer da realidade e para trazer as tecnologias das ONGs para as ações do Estado.

É um processo inovador
Trabalhar em Rede é cumprir bem o papel de aproximar as organizações e consolidar essas relações. É necessário, também, fortalecer essas iniciativas num nível mais gerencial e menos pontual, ou seja, avançar no trabalho em rede.
Apesar das visões diferenciadas, caminhamos com o mesmo objetivo. Sabemos que o  trabalho em rede é muito teórico, mas ele vai além do atendimento em rede.
Para avançar significativamente na articulação de rede, passamos pela explicitação das diferenças, pois é importante um espaço para colocar as fragilidades e focar em um objetivo comum.
As conquistas de um trabalho em Rede podem ser observadas, por exemplo:
pela a construção de um plano integrado de ação com a participação de organizações governamentais e não governamentais;
o diálogo transparente entre as esferas da sociedade civil e do poder público;
o fortalecimento do trabalho conjunto; a criação de diretrizes para uma política pública de garantia de direitos desse público;
a formação continuada e qualificada dos profissionais dos serviços de saúde, assistência social e educadores sociais;
o fortalecimento das discussões sobre a temática envolvida e o acesso facilitado aos insumos de nosso objetivo.
É fundamental trabalhar na capacitação a articulação com a rede, a integração entre as políticas públicas.

Fonte: fragmentos do livro Tecer a Rede, relato e análise sobre políticas públicas para as mulheres no Município de São Carlos-SP e o texto de Magali Eleutério e Vânia Camargo da Costa, assessoras técnicas responsáveis pela implantação/acompanhamento dos Grupos de Trabalho e dos projetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário