21 de mar. de 2017

Encontro de Juventude

Jovens do Programa Aprendizagem do Senac Campinas participam de Encontro de Juventude

Através de uma parceria possibilitada pelo Programa Rede Social entre o Senac e a REAJU - Rede Articula Juventude, cerca de 400 jovens participaram do Encontro de Juventude de Campinas que aconteceu na Estação Cultura, antiga estão de trem da cidade.
A REAJU é uma Rede Aberta com a participação de várias instituições reconhecidas na cidade que trabalham com juventude. O grupo se reúne mensalmente para debater políticas para a juventude no município e organizar projetos.
Pensando em fomentar uma educação com maior conexão com a realidade, promover a integração com outros jovens e movimentos e propiciar uma vivência em espaços públicos, dentro do contexto de Cidade Educadora, o Encontro de Juventude se tornou uma grande oportunidade. 
Como disse a docente Maria Silvia: Acredito que espaços como o REAJU são de fundamental importância para a participação cidadã e mais crítica do jovem. A oportunidade de diálogo com outros jovens e profissionais da área pode ser considerada um meio para uma aprendizagem emancipatória favorecendo a Autonomia e Protagonismo Juvenil. “O Protagonismo Juvenil, enquanto modalidade de ação educativa, é a criação de espaços e condições capazes de possibilitar aos jovens envolver-se em atividades direcionadas à solução de problemas reais, atuando como fonte de iniciativa, liberdade e compromisso.”, conforme citou Antônio Carlos Gomes da Costa (2007).
Foi muito importante em todo o processo de participação a valorização da fala de cada educando. A oportunidade de escolha das oficinas possibilitou o aprendizado para a responsabilidade e uma postura mais madura e participativa. A participação se tornou genuína quando se desenvolveu num ambiente democrático que vem ao encontro da formação que o SENAC busca também no Programa Aprendizagem que é o de formar um jovem protagonista, solidário e competente.

Fonte: Adolf Deny Motter Florencio, Mediador de Redes Campinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário