22 de jun. de 2015

Cartilha de defesa animal

MP-SP lança cartilha de defesa animal

Para esclarecer a população sobre atos que podem ser considerados maus-tratos e orientar os cidadãos e entidades de defesa animal sobre as formas de levar ao conhecimento dos órgãos públicos as denúncias de abusos e práticas de maus-tratos, e ainda, buscar junto a eles proteção aos animais, o Ministério Público do Estado de São Paulo, acaba de lançar a Cartilha de Defesa Animal, disponibilizada, por enquanto, em formato digital 
A publicação atende a uma das diretrizes da Procuradoria-Geral de Justiça, que apoia a edição da cartilha.
O texto é resultado da atuação da Promotoria de Justiça de Ilhabela, na qual a autora, a Promotora de Justiça Eloisa Balizardo foi titular por cerca de dois anos e meio, ocasião em que se dedicou à causa da defesa animal, iniciando esforços na alteração da forma de controle populacional de cães e gatos daquele município. A atuação culminou com a celebração de Termo de Ajustamento de Conduta que trouxe inovações no tratamento dispensado aos animais de rua. A autora atuou também em Caraguatatuba e São Sebastião, em casos específicos de defesa animal, nos quais foi possível firmar termos de ajustamento de conduta nos mesmos moldes do celebrado na comarca de Ilhabela.
Segundo a Promotora Eloisa Balizardo, "não raro as pessoas se deparam com situações de maus-tratos aos animais, mas, por medo ou por falta de conhecimento, deixam de comunicar os fatos às autoridades competentes, pensando, muitas vezes, que não há nada  a ser feito". Assim, segundo ela, o objetivo da cartilha é para que o cidadão, "munido de maiores informações, possa denunciar abusos e maus-tratos aos animais e também exigir que o Poder Público, sem descuidar da saúde da população, forneça-lhes tratamento digno", concluiu.

Segundo o Procurador-Geral de Justiça, Márcio Fernando Elias Rosa, “a intenção da PGJ é publicizar as sugestões de atuação e, ao mesmo tempo, prestar serviço de esclarecimento à população”.
Fonte: portal do MP-SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário