27 de abr. de 2013

Ata RS Campo Grande


No dia 27 de Abril de 2013, no Parque Itajaí, foi realizada a 4ª reunião do ano do Campo Grande Consciente. Grupo apartidário que envolve voluntários do Portal Campo Grande INFO, lideranças de Campinas, parlamentares e Associações de Moradores da região Campo Grande. Carlos Eduardo Gasparoni ficou responsável em redigir a ata.
No início da reunião foi explicado sobre as mudanças que foram feitas na pauta para agilizar a discussão e divisão das demandas entre o grupo. A apresentação das demandas será feita logo no começo da reunião, foi pedido que todos façam um esforço para chegar no horário, pois a reunião começara com no máximo 5 minutos de atraso. Também no início será feita a inscrição para informes. Para que os membros se conheçam, ao invés de todos se apresentarem no começo da reunião, será feita a leitura da lista de presença logo após a apresentação das demandas, com isso também estaremos ganhando de 20 a 30 minutos. Logo após o término das apresentações de demandas haverá um momento para que os Parlamentares e as Associações de Moradores decidam em quais demandas poderão atuar na busca de resoluções. A apresentação de resultados, informes e escolha do entrevistado do mês ficarão para o fim da reunião.
Após esse momento passamos para a apresentação e explicação de demandas do mês, que foram as seguintes:
* Fátima falou sobre os problemas com os moradores do Florence que ainda não pegaram apartamentos no Residencial Sirius, explicou também sobre os problemas com o local que ficou abandonado, os imóveis foram parcialmente demolidos e ainda falta muito entulho para ser retirado, com isso cobras, escorpiões e outros animais peçonhentos apareceram no local. Não existem informações claras se todas as famílias serão removidas do local ou se as moradias serão legalizadas.
* Manutenção em campos de futebol – foi explicado sobre um zelador que vai tomar conta do campo de futebol do Jardim Rossim, a promessa da presença de um funcionário da Prefeitura é do secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella e foi feita após denúncias de que estava sendo cobrado para que os times pudessem usar o espaço, que é público. Além de alguém para tomar conta do campo, Paulella prometeu que o local receberá uma reforma. Durante esse momento os representantes das Associações de Moradores presentes, disseram que o problema acontece em quase todos os espaços públicos do Campo Grande e já pedem manutenção há meses nos campos e nunca foram atendidos. Como encaminhamento do assunto ficou decidido que será feito um levantamento de quantos campos públicos temos na região, como e quando precisa ser feita essa manutenção e será perguntado ao Secretário se é possível que um zelador cuide de todos os campos públicos da região? Também sugeriram que se querem cobrar para ajudar na manutenção dos espaços públicos, então que isso seja feito somente quando houver necessidade e não constantemente.
* Limpeza nos bairros e praças – foi comentado sobre comerciantes e moradores que falaram de um bando de ratos enormes que há no Satélite Íris 2. Segundo eles, há anos que os bichos aparecem depois que o sol começa a se pôr e invadem terrenos, casas e até a nave-mãe que há no bairro. A prefeitura de Campinas informou que conta hoje com cerca de 90 equipes espalhadas pela cidade, que fazem o trabalho de limpeza nos bairros e que a região do Satélite Íris 2 já estava inclusa na programação das equipes, mas não havia dia determinado. Membros do grupo estarão visitando o bairro para saber se o local foi limpo, também será pedido a um mandato que peça informações sobre essas equipes e se elas passam realmente pela região do Campo Grande, pois ninguém entre os presentes sabia se realmente existia esse trabalho na região do Campo Grande, um ex-morador do Taquaral falou que em bairros de outras regiões há mesmo equipes que varrem as ruas e que sentiu uma grande diferença no tratamento que a Prefeitura tem com o lado de cá da cidade, alguns disseram que nunca viram esse tipo de serviço da Rodovia Bandeirantes para cá.
* Estrada que liga o bairro Novo Mundo ao bairro Nova Esperança e à John Boyd Dunlop necessita de asfalto e iluminação, pois já houve casos de estupro nas proximidades e a rua, que é numa subida, fica intransitável em períodos de chuva. Irineu disse que os moradores e a Associação do bairro Novo Mundo vem pedindo solução para esse e outros problemas desde 2008, segundo eles a burocracia vem emperrando um processo em andamento, já que houveram mudanças no DAC e a Prefeitura tem se isentado da manutenção do bairro, para se ter noção, 22 bocas de lobo não foram concluídas no Novo Mundo.
* Postos de saúde com verbas para construção travadas – Campina Grande, Cosmos, Bassoli, Jardim Lisa e outros bairros estão sem os equipamentos, por falta de projetos, problemas técnicos e até mesmo de terreno para a construção, as obras ainda não foram executadas. O Mandato Carlão está analisando caso a caso sobre as verbas destinadas e se algumas ainda estão disponíveis e estará disponibilizando informações em breve.
* Moscatelli falou dos problemas da John Boyd Dunlop, a alta concentração de moradores e a constante construção de novas moradias, que vem congestionando cada vez mais a avenida, foi sugerido por ele que os moradores passem as mudanças necessárias, com alças de acesso e que não aceitem o projeto BRT, que não reduzirá o fluxo de veículos. O Mandato Carlão falou sobre a comissão do BRT e que estão dispostos a escutar os moradores no dia da audiência pública. O Mandato Carlão através da Lurdinha irá receber as sugestões trazidas pelos moradores e usuários da John Boyd Dunlop. Divino sugeriu tratar através do Mandato Ana Perugini, sobre a alça de acesso da John Boyd para rodovia dos Bandeirantes, foi colocado na pauta da próxima reunião.
Higor, Kurt, Rute e demais participantes pediram que os Vereadores participantes façam um esforço maior para estarem presentes nas reuniões, falaram que há Assessores que são mais inteligentes que alguns Vereadores, mas que também querem a presença dos parlamentares que foram eleitos por eles e não apenas dos Assessores.
Rodrigo, morador do Cosmos, citou a estrada que liga o Campo Grande à Hortolândia que não possui iluminação, nem calçamento e pessoas transitam a pé pela estrada, tanto pela manhã, quanto pela tarde ou noite, sem segurança nenhuma, este assunto será melhor tratado na pauta da próxima reunião.
Higor pediu para os participantes do grupo enviar textos solicitando a presença dos parlamentares, para que sejam publicados no Portal Campo Grande INFO e compartilhado nas redes sociais. Também comentou sobre os motivos das reuniões e pediu que os Assessores passem as ideias e realizações dos Vereadores relacionadas à região, para serem divulgadas no Portal Campo Grande INFO.
Foi definido que todos os meses uma comissão estará visitando os gabinetes dos Vereadores que participam do grupo, 15 dias após a reunião, para saber o que foi definido e o que estão fazendo sobre as demandas levantadas na reunião. A visita dessa reunião será no dia 13 de Maio.
Foi sugerido para a próxima pauta que seja discutido sobre as vacas e outros animais, que escapam das fazendas da região e transitam na John Boyd Dunlop, podendo causar acidentes e dentro dos bairros também.
Divino convidou para um jantar que haverá no dia 12 de Junho, no CECOMPI, no Itajaí, à R$ 50,00 o casal, R$ 25,00 individual, para ajudar a instituição, convites com Divino.
Orlando falou do projeto do Portal Campo Grande INFO, onde o Vereador que estiver participando das reuniões, terá o perfil compartilhado numa página do Portal e terá um link onde serão colocadas todas as realizações do parlamentar na região do Campo Grande. Também haverá um espaço para as Associações de Moradores, onde terá os nomes dos Presidentes, Vice-Presidentes, com duração dos mandatos e conquistas do bairro.
O parlamentar entrevistado do mês será o Paulo Búfalo, que estava representado pelo Assessor Cosme da Costa.
A pedido dos presentes, segue datas das próximas reuniões, que serão 25 de Maio, 22 de Junho, 27 de Julho, 24 de Agosto, 21 de Setembro, 26 de Outubro e 23 de Novembro, sempre às 15h00 e o local será enviado na sexta-feira da semana anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário